4.07.2006

INCLUSÃO SOCIAL E LETRAMENTO CIENTÍFICO


http://www.cnpq.br/noticias/120903a.htm

http://quimicanova.sbq.org.br/No%20Prelo/ED/ED05350.pdf.

4 comentários:

Cultura Tecnológica disse...

Oi pessoal!

Em nosso webfólio postamos as seguintes indagações:

"Será que o processo de adaptação ocorre mediante à "aculturação" do indivíduo?
Abrimos espaço para a indagação: o que é e como ocorre o letramento digital? O que isso tem a ver com alfabetização digital?"

Por favor, vocês poderiam contribuir conosco, adicionando comentários?

Mto obrigada,
Patrícia Alves

Eler disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ELER disse...

"Segundo Magda Soares, as condições para o letramento estão relacionadas às condições socioeconômicas e culturais dos grupos sociais. O desenvolvimento da prática social da leitura e escrita depende de um processo real de escolarização e da disponibilidade de material de leitura. Da mesma forma, podemos distinguir alfabetização de letramento em ciência e tecnologia. Nesse caso, consideramos que a
alfabetização científica e tecnológica corresponderia ao processo escolar descontextualizado de nominalização restrita de determinados processos científicos e tecnológicos ou de resolução de exercícios e problemas escolares de ciências, muitas vezes desenvolvidos ritualisticamente por meio de algoritmos, sem uma compreensão conceitual mais ampla. Já o letramento em ciência e tecnologia seria o estado ou a condição de quem não apenas reconhece a linguagem científica e entende alguns de seus princípios básicos, mas cultiva e exerce práticas sociais que usam o conhecimento científico
e tecnológico."

Então, nosso grupo sintetizou desta forma os dois conceitos:


Alfabetização científica – refere-se à aprendizagem dos conteúdos e da linguagem científica.
(Diz respeito ao indivíduo)

Letramento científico - refere-se ao uso do conhecimento científico e tecnológico no cotidiano, no interior de um contexto sócio-histórico específico.
(Diz respeito ao desempenho do indivíduo enquanto sujeito social)

Pelo o que entendi, o Paulo identifica APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA como um processo forçado, imposto
pela sociedade ao indivíduo, enquanto que a ACULTURAÇÃO seria um processo natural. Da mesma forma que temos pessoas letradas, mas não alfabetizadas.

. apropriação da tecnologia ou alfabetização tecnológica

. aculturação do cidadão às tecnologias ou letramento tecnológico.


Ainda não encontramos uma definição acadêmica para a expressão "APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA".


Um bom artigo sobre o TEMA:

http://quimicanova.sbq.org.br/No%20Prelo/ED/ED05350.pdf

ECCT-VENTURA disse...

Vejam outros comentários que fiz sobre o tema. Eu estou com a Magda Soares e não abro. Ela é a autora internacional da expressão letramento.

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