5.14.2006

Este livro parece interessante. Alguém já leu?


This deeply thoughtful book explores the lengthy history of scientific mass communication and the various rationales for encouraging greater public understanding of research processes and results. From Copernicus to Carl Sagan, great thinkers have tried to explain not just the facts and theories produced by science, but the very work itself.

Science in Public: Communication, Culture, and Credibility (Paperback) by Jane Gregory, Steve Miller

2 comentários:

Anônimo disse...

Em relação ao debate de hj sobre o texto da TFOUNI acho que houve um equivoco de interpretação. No debate, ficou parecendo que a autora disse que não existe iletramento enquanto a mesma propõe que não deva ser usado o termo “iletramento”.Não existir é uma coisa e não ser adequado o termo é outra.

O que se propõe é o uso de termos próprios, do tipo: níveis ou graus de letramento. Levando assim, em consideração o que Paulo Freire muitas vezes insistiu em sua pedagogia “de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, e ainda, “o ato de aprender a ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra”. Isso quer dizer que o indivíduo não é um depósito vazio e zerado antes da alfabetização, e ali, nós, educadores, estaremos enchendo-o com informações mecânicas e institucionais, através de uma escolarização. Ele já possui sua peculiar capacidade de leitura dentro do seu contexto social para sobreviver em meio ao grupo em que vive. A alfabetização com a prática do letramento, trará ao indivíduo capacidades, competências, habilidades diversas para que este se envolva com as variadas demandas sociais de leitura e escrita.

EM RELAÇÃO AO DEBATE DE DISSOCIAÇÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

“Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, lingüísticas e psicolingüísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita se dá simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização se desenvolve no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só pode desenvolver-se no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização.”

Magda Soares. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião Anual da ANPED – GT Alfabetização, Leitura e Escrita. Poços de Caldas, 7 de outubro de 2003.

D. disse...

CONTINUA NO POST

Iletramento - Discussão de 26/05

Para saber das novidades, ASSINE este blog.