6.21.2006

Queridos e queridas!

Achei a leitura deste texto interessante para nossos
debates e construções. Se acharem útil...

bjo

Eler


O conceito de Tecnologia só adquiriu importância a partir do começo do século XVIII. Neste período teve início a primeira Revolução Industrial, na qual se deram relevantes transformações a todos níveis no trabalho industrial. No entanto a discussão sobre Tecnologia veio a publico somente após a 1ª Guerra Mundial, ainda que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tenha sido, curiosamente, fundado anteriormente em 1962. Etimologicamente a palavra Tecnologia é a conjunção dos termos tecn(o) e lógia, cuja origem provém da Grécia antiga. O termo tecn(o) surge do grego techno, de techne (técnica), expressando a ideia de arte ou habilidade. No entanto a partir do século XIX, na linguagem erudita surgiu o termo lógia que deriva do grego log(o), significando palavra, estudo, tratamento ou conhecimento. A primeira utilização do termo Tecnologia data de 1777 como título de um livro escrito pelo filósofo alemão Johann Beckmann. Este filósofo defendia que a Tecnologia envolve a razão, ou seja, uma forma particular de Conhecimento. Na língua Portuguesa a palavra Tecnologia é definida como o estudo especializado sobre os procedimentos, instrumentos e objectos próprios de qualquer arte, ofício ou técnica. Aristóteles na sua obra, Retórica, define técnica como um tratamento sistemático da gramática ou fala. Já o sociólogo contemporâneo, Robert Merton, define técnica como um conjunto qualquer de meios padrão para atingir um resultado predeterminado. Martin Heidegger, filósofo existencialista, considerou a existência de uma relação entre a tecnologia e a arte, no qual ambas eram eventos verdadeiros que permitiam aos entes existir. O mesmo argumentava que a palavra grega techne tinha um significado ambivalente. A palavra techne pode ser interpretada através do termo melete, que expressa o cuidado necessário para preservar alguma “coisa”. Por outro lado, techne pode ser analisada de acordo com a palavra poiesis, que significa a produção ou a apresentação de alguma “coisa”. Estas características da palavra techne compreendem um conhecimento íntimo do que são, como Heidegger refere, as “coisas”. Este conclui que a especialização na execução de uma determinada “coisa” só é possível, porque o artesão é dotado da techne de forma a poder desvendar ou proteger a criação dessa mesma “coisa”. Para concluir este assunto, convém denotar as diferenças existentes entre os conceitos técnica e tecnologia. Enquanto para o escritor Eduard von Mayer, a técnica é o resultado da actividade humana, na obra “Confronto de Heidegger com a Modernidade“, as ferramentas, as fábricas e todos os novos sistemas sociais pertencem à Tecnologia.

Os Conceitos de Engenharia, Tecnologia, Conhecimento e Capital - Análise e reconstrução Ivo Santarém, Paulo Teixeira
http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=cache:kEq47fSNfyUJ:alfa.ist.utl.pt/~cel/RelFinTFC440-ConceitCTCa.pdf

Um comentário:

Fátima Franco disse...

Muito interessante o blog de vocês.
Trabalho com atualização de professores e modero uma lista de discussão sobre blogs educacionais.Vocês estão convidados a participar. Há links para o grupo em meus blogs.Espero vocês por lá.No Yahoo Educação há uma entrevista sobre o trabalho.
Abraços

Para saber das novidades, ASSINE este blog.