4.07.2007

OBJETOS TÉCNICOS E OBJETOS TECNOLÓGICOS

Achei interessante esta colocação da Silvania:

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
E A INTERAÇÃO COM OS OBJETOS TÉCNICOS


Silvania Sousa do Nascimento

II. Entre a Coisa e o objeto técnico

O desenvolvimento da sociedade industrial levou a técnica e a tecnologia a se alinharem às chamadas ciências aplicadas, incorporando a racionalidade científica de uma forma pragmática. A técnica pode ser designada pelo conjunto de gestos, procedimentos, artefatos e/ou ferramentas ligados a redes de sistemas de melhoramento e amplificação de uma performance específica tanto em relação ao ambiente quanto em resposta a novas demandas sociais (TIBON-CORNILLOT, 1994). Segundo Saldaña (1997), o constante desejo humano de transformação da realidade sempre gerou conflitos entre a técnica e a ciência. A primeira busca soluções imediatas e esclarecimentos pontuais do cotidiano, ao contrário da segunda, que modeliza o real sem diretamente lhe propor uma intervenção. A técnica, portanto, possibilita a extensão do gesto humano materializado em uma transformação da matéria em objetos; já a tecnologia, versão moderna da ampliação do jogo de poder da técnica individual e artesanal, rompe com as funções básicas do dia a dia nutrição e proteção e ultrapassa o gesto humano. Ela pretende criar novos objetos, novas regras e gestos e, portanto, novas necessidades. Encontramos facetas da tecnologia no conjunto de todas as culturas e essas são, em geral, registradas através de objetos pertencentes à cultura material.

Assim como advoga o filósofo François Dagognet (1989), o objeto é sempre a coisa carregada da subjetividade humana: delírio do fetiche ou pragmatismo do funcional ou lúdico. Segundo esse autor, a coisa , como uma pedra, que eventualmente pode se transformar no objeto peso de papel, revela a estrutura do mundo material, enquanto o objeto remete a intenção do sujeito. Logo, o peso de papel não pertence mais ao mundo da coisa , sendo remetido ao mundo dos objetos. Podemos avançar sobre o processo que transforma as substâncias naturais em coisas, e essas, em objetos, mais à frente ainda, em produtos ou bens materiais da cultura. Assim o objeto é um fato social e podemos acrescentar-lhe a natureza de existência de uma técnica que indica sua intenção funcional dentro do universo primeiro de nutrição e proteção. Tais coisas
podem ser chamadas de objetos técnicos e carregam a finalidade demarcada em procedimentos de construção e uso. A tecnologia ampliou o universo dos objetos possibilitando a existência de objetos técnicos alheios às necessidades primeiras do homem, gerando assim uma variedade de novas necessidades e gestos.

Nenhum comentário:

Para saber das novidades, ASSINE este blog.