"A alfabetização científica é importante para o pleno exercício da cidadania. Para que essa afirmativa não parece simplesmente como mais um chavão, podemos dar alguns exemplos do quotidiano em que o analfabeto científico tem sérias dificuldades, mencionando o respectivo conceito que lhe falta para evitá-las.
Por exemplo, é difícil (e às vezes quase impossível) tomar corretamente um anticoncepcional ou um medicamento. Muitas mulheres e seus parceiros não conseguem ver qualquer tipo de relação de causaefeito que efetivamente justifique o uso da pílula com regularidade, mesmo nos dias em que eles não têm relação sexual. É aceita, quando muito, uma relação de causalidade muito imediata: a gravidez pode vir da relação sexual, "então" é preciso tomar a pílula quando se tem uma relação, e é só. Além disso, os medicamentos em geral são receitados esperando-se que o paciente tenha a noção de ciclo, de continuidade e de intervalo de tempo. Já presenciei, por exemplo, uma mãe ler em voz alta a receita que mandava ministrar o remédio ao filho de 12 em 12 horas e concluir que ela deveria "então" dar o remédio ao meio-dia e à meia-noite. Por outro lado, um dos problemas do tratamento da tuberculose é que tão logo as pessoas melhoram, interrompem o tratamento. A necessidade e a prática do uso do cinto de segurança, por sua vez, só serão melhor compreendidas se a pessoa tiver o conceito da lei de inércia da Física. Outro exemplo ligado ainda ao automóvel refere-se ao respeito aos limites de velocidade. É muito difícil alguém que não seja alfabetizado cientificamente compreender que os danos em um acidente a alta velocidade são muito maiores do que a baixas velocidades, sem que ele tenha noção da conservação de momento linear.
Poderíamos dar uma lista enorme de exemplos, mas a importância da alfabetização científica não deve se restringir a melhorar pontualmente o quotidiano das pessoas;
ela deve mudar as próprias pessoas."
http://www.cbpf.br/~eduhq/html/publicacoes/links_publicacoes/ciencia_sociedade_cs00802/cs01003.pdf
:-) As bulas de remédios são atentados contra a cidadania, vocês concordam?
Vejam esta proposta de redesign das embalagens de medicamentos:
http://target.com/clearrx/clearrx_sitelet.jhtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário