5.14.2006

Relação entre inclusão digital e alfabetização digital

Cabral (2004) conceitua a inclusão digital
comparando-a à alfabetização digital:


[...] iniciativas de inclusão digital são aquelas
que visam oferecer à sociedade “os conhecimentos
necessários para utilizar com um mínimo de
proficiência os recursos de informática e de
telecomunicações existentes e dispor de acesso
físico regular a esses recursos”. A inclusão digital
se assemelha, portanto, à idéia de alfabetização
digital, numa equivalência com a perspectiva da
alfabetização no processo de inclusão social,
voltando o foco para aqueles que também se
encontram no próprio contexto de exclusão social,
acrescentando a temática da tecnologia digital
no sentido de somar esforços para atenuar essa
diferença.


Cabeda (2005) reforça a inclusão digital relacionada
à questão da cidadania, do direito à informação e o
papel do Estado. O autor afirma:


A inclusão digital e alfabetização tecnológica como
política pública é um novo desafio para o Estado.
É nessa ótica que algumas ações práticas de
cidadania em nível médio já estão sendo executadas
na forma de telecentros, infocentros ou ainda de
cibercafés.


http://www.ibict.br/revistainclusaosocial/viewarticle.php?id=22&layout=abstract

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