Vargas [apud Grisnpun] propõe este significado para o termo tecnologia :
"(...) aplicação de teorias, métodos e processos científicos às técnicas. (...) tecnologia como aplicação científica é característica da sociedade moderna. É um saber aplicado integrante de nossa cultura" ( 1994b:225).
Grisnpun esclarece sobre a relação entre conhecimento científico e tecnologia:
O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Poderíamos dizer que a tecnologia envolve um conjunto organizado e sistematizado de diferentes conhecimentos, científicos, empíricos e até intuitivos voltados para um processo de aplicação na produção e na comercialização de bens e serviços.
De um modo geral, as tecnologias são interdependentes e se apresentam sob duas formas: implícita e explícita. A primeira é aquela que permite a produção de um bem físico e que se acha embutida no seu valor, sendo seus gastos cobertos com patentes, licenças ou até mesma assistências técnicas. No caso da tecnologia explícita, estamos nos referindo àquela que não está embutida em um bem físico, podendo ser objeto de comércio direto. Apontamos dados inerentes à tecnologia, em que a educação se faz presente direta ou indiretamente:
1) necessidade e objetivo de sua produção;2) a questão da invenção e da inovação;
3) a tecnologia de ponta;
4) a dimensão pública e privada do bem efetivado;
5) a transferência de tecnologia;
6) a questão ética da tecnologia.
O grande desafio da tecnologia é o desenvolvimento tecnológico e suas repercussões numa sociedade, pois ele vai depender da capacitação científica
desta sociedade; e para que haja esta formação científica, há que existir necessariamente uma educação científica. Não podemos pensar em tecnologia somente como resultado e produto, mas como concepção e criação, e para isto não só precisamos do homem para concebê-la mas, e sobretudo, da educação para formá-lo.
PERGUNTO: Então a educação tecnológica, considerando tecnologia como METODOLOGIA E PROCESSOS, seria papel da EDUCAÇÃO CIENTÍFICA?
E a ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA, considerando tecnologia como METODOLOGIA E PROCESSOS, seria o mesmo que ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA?
Acredito que sim. Vocês podem me ajudar?GRINSPUN, Zippin (org.) Educação Tecnológica. São Paulo, Cortez, 1999. http://www.faced.ufba.br/~edc287/t01/textos_doc/03_educacao_tecnologica.doc. Acessado em 27/05/06
VARGAS, Milton. A Tecnologia no Brasil. In: MOTOYAMA, S. & FERRI, M.G. História das Ciências no Brasil. São Paulo, EDUSP/E.P.U./CNPg, 1979, 1º vol.
Um comentário:
Eu creio que, de fato, tudo que fazemos é tecnologia e não ciência. Ao aprendermos e apreendermos a ciência, ou as ciências, estamos nos formando para a criação e inovação e apropriação das tecnologias, entendida sim como metodologia e processos. Aqui a contribuição de Bruno Latour sobre ciência e tecnologia ajudaria (Márcia, essa é a dica para um palpite) Para ele nem mesmo os cientistas se interessam pela ciência pronta, eles se interessam pela ciência em construção, em processo, nos laboratórios. A partir dos resultados, das publicações de seus trabalhos, essa ciência pronta seria de interesse dos cidadãos comuns além de engenheiros e tecnológos, que a utilizam na inovação tecnológica. Precisamos da educação científica para a educação tecnológica, no sentido que, na escola, nossa chance de fazer ciência é rara, mas podemos apresnder sobre métodos e processos da ciência e então, aprender e fazer tecnologia.
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